ARTIGO: CARACTERÍSTICAS DE LÍDERES
CARACTERÍSTICAS DE LÍDERES: COM QUAL VOCÊ SE IDENTIFICA?
A palavra liderança é definida como a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos. A liderança é um assunto de suma importância para as organizações, uma vez que o papel desempenhado pelos líderes pode ser um fator determinante no fracasso ou sucesso de uma empresa. Em termos gerais, pode-se definir o termo liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.
Existem 3 tipos de perfil de liderança, na liderança Autoritária ou Diretiva, o líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias de modo imprescindível para o grupo. O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. A liderança Democrática, denominada como Participativa ou Consultiva apresenta um foco diferenciado da Autocrática, uma vez que nesta forma de liderança as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. A divisão de tarefas ficam a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo, sem encarregar-se muito de tarefas.
Na liderança Liberal (Lissez - faire) há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais com participação mínima do líder. Tanto a divisão de tarefas, como a escolha dos companheiros fica totalmente a cargo do grupo, existe uma absoluta falta de participação do líder. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. Pode-se considerar que a força de trabalho das organizações é motivada principalmente pelo empenho dos líderes. Cabe ao líder estimular os indivíduos a realizarem o que são capazes de executar, além de ensinar, treinar, encorajar e ter um bom relacionamento com a equipe. O líder deve ter interesse pelos funcionários e suas respectivas atividades e permitir que os colaboradores saibam que há esse interesse, mas principalmente deve tratar as pessoas como seres humanos e são e não como uma ferramenta de trabalho. Investimentos voltados para recursos humanos são indispensáveis para um bom líder.
Dentre as inúmeras habilidades que um líder deve possuir destacam-se a facilidade nos contatos interpessoais, boa comunicação, treinar pessoas, formar equipes, influenciar e motivar pessoas, além de muitas outras. É importante ressaltar que o líder é a inspiração para os demais colaboradores, portanto deve ser exemplo de caráter e disciplina.
Escrito por: Cristina Chagas
Analista Comportamental e Coach, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento, Bacharel em Biblioteconomia, Palestrante da área de Desenvolvimento Pessoal.
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