RESENHA DE LIVRO: HÁBITOS ATÔMICOS

James Clear é um autor e palestrante focado em hábitos, tomada de decisões e melhoria contínua. Depois de um acidente em um jogo de baseball em que sofreu um trauma na face com múltiplas lesões ósseas e nervosas, James começou a estudar os hábitos. Para retornar à rotina, ele teve que fazer uma reviravolta nos seus hábitos diários e aí começaram os profundos estudos ao redor da evolução da mente. Ele é dono da Habits Academy, plataforma de treinamento para indivíduos e organizações interessados em construir melhores hábitos de vida e de trabalho. Seu principal objetivo é criar soluções viáveis para facilitar a vida das pessoas.
Por muitas vezes, tendemos a subestimar o valor que pequenas melhorias diárias podem trazer para nossas vidas. Assim, acabamos nos convencendo de que o sucesso só pode vir por meio de uma grande ação, definitiva e difícil – o que não é bem verdade. James Clear apresenta neste livro um jeito fácil e provado de construir novos hábitos e se livrar dos antigos. Em Hábitos Atômicos, um assunto tratado já em vários outros livros, ganha outra dimensão pelas mãos de James Clear, que não se limita a relatar as pesquisas de outras pessoas. Ele mesmo experimenta os conceitos de construção de novos hábitos enquanto empresário, escritor e levantador de peso.
Uma mistura de pesquisa acadêmica e experiência pessoal, mesclando histórias inspiradoras, ciência e sabedoria na prática. Ao unir psicologia, neurociência, filosofia, e biologia, ele usa exemplos de atletas olímpicos, artistas premiados e líderes empresariais para repensarmos o sucesso e o autoaperfeiçoamento. James Clear nos pede para reconsiderarmos como pensamos sobre metas, quebrando maus hábitos e criando novos. Assim como os hábitos são estruturas básicas que formam os elementos, os nossos “hábitos atômicos” são as estruturas básicas que formam resultados memoráveis. Eles até podem parecer insignificantes no começo, mas são unidades fundamentais para contribuir para um grande aprimoramento. Se você enfrenta dificuldades para mudar hábitos, o problema não é você, mas sim o sistema escolhido, defende James em Hábitos Atômicos. Desta forma, os maus hábitos se repetem sem parar porque você está usando o sistema errado, e não porque não queira mudar.
Em Hábitos Atômicos, James Clear também fala muito sobre os sistemas usados para as mudanças de hábitos. Vencedores e perdedores têm o mesmo objetivo, diz ele. Mas o que os diferencia então? Os sistemas usados para alcançar seus objetivos. Enquanto os vencedores usam os sistemas certos, os perdedores usam os sistemas errados. Assim, suas limitações não são a complexidade de seu objetivo, mas a inadequação de seus sistemas. Por fim, James Clear desenvolveu o que chama de “As quatro leis da mudança de comportamento”. Elas são as regras para criar bons hábitos e destruir os ruins. O autor definiu essas quatro leis da seguinte forma:
Torne o hábito claro. Criar um hábito como “ler mais” é uma causa válida, mas esse objetivo não fornece instruções sobre como e quando agir. Portanto, é preciso ser mais claro e específico.
Torne o hábito atraente. É preciso deixar nossos hábitos atraentes pois, antes de tudo, é a expectativa de uma experiência recompensadora que nos motiva a agir. 3. Torne o hábito fácil. A forma mais eficaz de aprender é praticar, e não planejar. A formação do hábito é o processo pelo qual um comportamento se torna progressivamente mais automático através da repetição.
Torne o hábito satisfatório. Há uma versão de cada hábito que pode lhe proporcionar alegria e satisfação. É preciso encontrar essa versão. Os hábitos precisam ser agradáveis se você quiser que eles durem.
Gostou desse livro? Entre em contato com a Sol Nascente e faça seu pedido.