ARTIGO: A LEITURA, UMA FONTE INESGOTÁVEL
ARTIGO: A LEITURA, UMA FONTE INESGOTÁVEL
Já dizia Carlos Drumond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede”.
É inegável que o ato de ler é importante e fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais do ser humano. E você pode perguntar, quais são os motivos que justificam o bem que a leitura causa? Um estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, descobriu que a leitura pode até mesmo relaxar o corpo, reduzindo a frequência cardíaca e aliviando a tensão nos músculos, reduzindo o estresse em até 68%. Os dados apontaram que funciona melhor e mais rápido do que outros métodos de relaxamento, como ouvir música ou beber uma xícara de chá quente por exemplo. Isso ocorre porque a mente é convidada a um mundo literário livre dos fatores estressantes que assolam a vida diária. Se você quer relaxar, esse também é um motivo para começar a ler imediatamente, caso ainda não tenha esse hábito. Bill Gates, empresário, autor americano e um dos fundadores da Microsoft declarou: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros”.
A leitura nos eleva, nos transporta, nos engrandece sem sair do sofá. Ler, cria um prazer incomparável. Semelhante a resolver quebra-cabeças, ler livros é uma ótima maneira de exercitar seu cérebro e mantê-lo saudável. Eu poderia citar aqui uma quantidade absurda de livros que já li, dos quais me fizeram crescer e renovar meu vocabulário. Livros que me fizeram conhecer histórias e lugares que nunca fui. Mas que me senti lá ao abrir uma página e correr meus olhos sobre a mesma.
Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história. Mesmo com tantas opiniões a respeito da importância da leitura, ela está cada vez mais esquecida. A geração atual tem preguiça de ler. E não lendo escreve e interpreta mal. No Brasil, a leitura tem sido reduzida devido ao crescimento das redes sociais, e é nítido que a geração atual está mais conectada do que concentrada. Outro ponto que prejudica o hábito da leitura entre os jovens é que geralmente a leitura é associada a uma atividade obrigatória, solitária, que exige paciência e atenção. Por exemplo, muitos de nós precisamos fazer provas escolares, usando as obras da Série Vagalume, uma coleção de livros brasileiros voltada ao público infanto-juvenil, lançada em 1973 pela editora Ática.
A leitura deve ser vista como uma atividade de lazer e não de obrigação, e é importante que os livros façam parte do cotidiano infantil, assim como os brinquedos e demais atividades. A leitura se dá como um diálogo, uma troca que pode ser bastante estimulante. A leitura faz parte do nosso dia a dia porque lemos o dia todo, mesmo que involuntariamente. De um simples rótulo de produto, a um anúncio dentro de um ônibus, estamos sempre exercitando a leitura. Além destas leituras triviais, a mais profunda como por exemplo, a de livros, é de extrema importância para o nosso desenvolvimento pessoal, intelectual e até neurológico. Despertemo-nos para a leitura de livros, aquela bem gostosa, a qual respiramos fundo, nos sentamos confortavelmente, buscamos uma fumegante e deliciosa xícara de chá e ali ficamos. Horas e horas, saboreando as novas oportunidades que um livro nos dá. Busque conhecimento. Leia bons livros!
LIMA, Valéria Medeiros de; CHAGAS, Cristina. A leitura: uma fonte inesgotável. 10/02/ 2022.
Escrito por:
Cristina Chagas
Analista Comportamental e Coach formada pela SLAC Coaching, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento, Bacharel em Biblioteconomia, Palestrante da área de Desenvolvimento Pessoal, Mentora de Mulheres.