ARTIGO: LEITURA, MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO DE LEITORES
ARTIGO: LEITURA, MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO DE LEITORES
A leitura em voz alta, a leitura silenciosa, a leitura para um grupo ouvir, são aptidões que adquirimos por diversos meios, e surgiram em diferentes épocas. Em todas as sociedades letradas,aprender a ler tem algo de iniciação, de passagem ritualizada para além de um estado de dependência e comunicação primária. Ao aprender a ler, a criança reencontra-se nas passagens e familiariza-se com um passado comum que ela renova, em maior ou menor grau, a cada leitura.
Além dos professores ainda existe um campo muito vasto de mediadores que precisam ser explorado: a família, revistas, jornais, livros didáticos, bibliotecas,editoras, contadores de histórias, jogos e inclusive obras literárias. Ninguém nasce leitor, assim como aprendemos a falar, caminhar, escrever, ler, também nos tornarmos leitores. Os pais são facilitadores no processo formativo do leitor, porém se ainda não são leitores nem tudo está perdido. O sujeito não leitor só precisa ser acordado, assim como a bela adormecida, através do encanto e do prazer que a leitura proporciona.
A leitura é uma das formas mais eficientes para a inclusão social das camadas excluídas da sociedade. Um indivíduo que lê compreende melhor o contexto que o cerca e a partir dele é capaz de formular suas hipóteses e conclusões, sejam elas positivas ou não. O mediador é a ponte, intermediário que aproxima/liga o leitor da leitura e do livro através de sua paixão pela leitura e amor aos livros. Para Petit, o mediador “para transmitir o amor pela leitura é necessário que se tenha experimentado esse amor”(PETIT, 2008, p. 145).
Podemos considerar como mediadores de leitura de modo geral familiares, professores, bibliotecários, entre outros. Poderíamos dizer que o primeiro mediador da leitura deveria ser a família, pois são os primeiros a estabelecer o elo de ligação entre a criança e o mundo; mas, em geral, os pais e demais membros da família não têm a dimensão da influência que podem exercer sobre as crianças no sentido de motivá-las à leitura.
A leitura tem o poder de mudar o destino das pessoas. É a fuga daquele caminho traçado por gerações menos favorecidas da sociedade marginalizada. É dialogar com o tempo e viver experiências já vividas que só a leitura permite conhecer. Mas como fazer com que nossos alunos percebam a importância da leitura, já que os meios tecnológicos como TV, vídeo games permitem muito mais diversão do que a leitura de um livro?
O papel dos mediadores apareceu na memória dos leitores pela indicação de livros solicitada por amigos, alunos, professores e conhecidos, todos com algo em comum o amor pela leitura. A formação do leitor dá-se pelo prazer da leitura que surge ainda na infância, com o hábito de ouvir e contar histórias. Crianças adoram ouvir histórias. Por que então quando chegam a adolescência, quando poderiam escolher suas próprias leituras, esta se transforma em rejeição? Isso porque ela deixou de ser um prazer e tornou-se uma obrigação.
Contudo, o leitor ainda está lá, só precisa ser recuperado.Todos nós podemos ser mediadores de leitura!
Baseado no texto de FURLAN.
FURLAN, Rodrigo. Leitura, mediação e formação de leitores. 2012, Unochapecó, Curso de Letras. Disponível em: <https://www.unochapeco.edu.br/letras/blog/leitura-media-o-e-forma-o-de-leitores>. Acessado em: 20/03/2018.